terça-feira, 27 de maio de 2008

Desvendando Visconde de Mauá


A viagem começa depois de Penedo, entrando na RJ-163. Ao subir a montanha pela estrada de terra, inicia-se uma viagem a uma área essencialmente rural. Cercado de um mar de morros, o turista provavelmente sentirá falta de um veículo off road. É necessário o máximo de cautela para que o carro tenha a melhor aderência possível ao solo e não derrape. É o início de uma aventura, desvendando as riquezas de Visconde de Mauá.

Em meio à Serra da Mantiqueira, está localizada a região de Visconde de Mauá, onde são reunidas vilas dos mais diferentes municípios: a vila de Mauá pertence à Resende (RJ), Maromba à Itatiaia (RJ) e Maringá à prefeitura de Bocaina (MG). Essa aparente confusão de limites decorre dos acidentes geográficos. Por exemplo, o rio que divide RJ e MG perpassa a vila de Maringá, de modo que ao atravessar a ponte, desloca-se para Maringá-Minas ou para Maringá-Rio.

Geografia à parte, o que define Visconde de Mauá é a sua natureza deslumbrante e preservada. Por tratar-se de uma área rústica e campestre, a região oferece o que há de mais genuíno (e cada vez mais raro) no estado fluminense: comida típica, produtos frescos da fazenda e um cenário paradisíaco de rios, trilhas e cachoeiras.

Diante de tantas belezas naturais, as opções de passeios são diversas: caminhada (trekking), trilha, passeios de quadriciclo/moto/bike, cavalgadas, banhos de cachoeira, rafting e turismo em jipes/toyota 4x4. Nesse caso, a T&T Adventures é uma das mais procuradas agências de passeios turísticos. Uma vez acompanhado por guia, os passeios tornam-se muito mais seguros e proveitosos. Há opções a partir de R$25 que garantem aventura e diversão, conhecendo os principais pontos: centro de psicultura, cachoeira Véu da Noiva, Santa Clara, Poção de 7 metros e cachoeira do Escorrega, passando pelas vilas Maringá e Maromba. Há ainda outros roteiros que podem durar 3-4 horas ou o dia inteiro, levando os turistas ao Parque Nacional de Itatiaia ou a cidades vizinhas. Na T&T, o guia Rodrigo conduz os passageiros com total profissionalismo e bom-humor. Fica aqui uma sugestão da equipe!

Se antes fora um reduto hippie, hoje as marcas daquela época permanecem: feirinhas, lojas, ambiente pacífico, muitos produtos naturais e vários estilos alternativos, cultura mística e muito amor pela natureza.

Nesse cenário, a gastronomia local não poderia ser outra senão aquela culinária caseira, de produtos frescos retirados diretamente da fazenda. Além da truta distribuída pelo centro de psicultura, do cardápio tipicamente mineiro (tutu/ feijão tropeiro, torresmo,lombinho, etc) e das massas caseiras, a região conta com diversos restaurantes onde caldos e fondue são servidos, especialmente nas noites frias e úmidas do verão.

Sobre o artesanato, a cidade fala por si mesma. Tapeçarias, enfeites decorativos, velas, bijuterias e o mais diverso artesanato hippie/místico/natural. Além das feirinhas, Maringá possui muitas lojinhas que vendem peças admiráveis. Também fazem parte da compra de qualquer turista os produtos da natureza: mel proveniente do apiário, geléia de frutas silvestres, pinhão e queijos/doces típicos.

Assim é Visconde de Mauá: um refúgio paradisíaco para quem ama a natureza e deseja experimentar o que há de mais puro e saudável.
Confiram as dicas para que a viagem seja maravilhosa, e sem surpresas indesejadas, no blog!

Nenhum comentário: