terça-feira, 15 de abril de 2008

Na série 1000 lugares para conhecer - Rio de Janeiro


Recentemente, no canal Discovery Travel and Living, assisti a um episódio da série 1000 lugares para conhecer antes de morrer, onde o casal de viajantes apresentaram o Brasil ao mundo, particularmente o Rio de Janeiro.


Como já era de se imaginar, os encantos da cidade surpreenderam os turistas e (por que não?) os próprios telespectadores nacionais.


Conversando com estrangeiros, percebo sempre uma visão pejorativa do Rio. Apesar de sentirem curiosidade e interesse pelas belezas naturais, é inevitável revelarem receio pela violência, pelos problemas urbanos e pela imagem de "turismo sexual" associada internacionalmente à cidade.


Entretanto, os aspectos positivos da cidade fazem valer a pena qualquer viagem, mostrando que nenhum lugar está isento de mazelas e o importante é desfrutar do que há de melhor. Foi exatamente isso o que o casal Albin e Mellanie Ulle apresentaram na série. Guiados por um best-seller (1000 places to see before you die, de Patricia Schultz), os dois expuseram as particularidades cariocas que tornam uma viagem ao Rio inesquecível, e sem dúvida, incomparável.


A topografia contrastando com o mar compõe o cenário de famosos cartões postais. A série mostrou o fascínio dos turistas ao se depararem com as praias, o espetáculo do sambódromo, o luxo do Copacabana Palace e as vistas do Corcovado e do Pão de Açúcar. Para nós, telespectadores cariocas, a maior curiosidade foi a descida de asa delta na Pedra da Gávea. O medo da apresentadora em relação à altura, a superação ao saltar e a satisfação ao literalmente "voar" sob o céu de São Conrado mostraram fidedignamente o quão emocionante é essa experiência.


Enfim, como redatora do site, quis registrar aqui no blog a minha satisfação em assistir a uma nova apresentação da Cidade Maravihosa. Livros, artigos, documentários, filmes e séries expõem diversas percepções sobre uma única cidade, e conforme as conheço, posso dizer que todas se distinguem, mas sempre me surpreendem.



Nenhum comentário: