segunda-feira, 24 de março de 2008

O fondue de Penedo

Viajar para Penedo é uma experiência única. Distrito de Itatiaia - um dos parques florestais mais elogiados do estado -a cidade remonta à colonização finlandesa, com suas fábricas de chocolates, os sorvetes artesanais, o artesanato inigualável e, como não poderia faltar, a gastronomia cujos maiores destaques são a truta e o fondue.

No Rio de Janeiro (capital), conheço apenas 3 restaurantes que servem deliciosos fondues: o Metido à Besta (no Itanhangá Center e Fashion Mall), o Rosita Café (no Downtown) e o Festival do Fondue (na Olegário Maciel, Jd Oceânico). Decerto, todos são dignos apenas de elogios, porém, ainda assim, devo confessar minha preferência pelos restaurantes de Penedo. Além de 2 a 3 vezes mais barato, possuem sabor incomparável. (Isso sem falar que as opções cariocas são servidas apenas em determinadas temporadas, conforme a estação.)

Recentemente, também experimentei o fondue servido em restaurantes de Campos do Jordão (Baden Baden e Friboi). Apesar de muito bons, ainda mantive minha "particular" preferência pelo Parmezon, de Penedo.

Obviamente, a gastronomia da cidade é muito mais diversa e igualmente maravilhosa, seja pelos pratos escandinavos da Pequena Suécia, pela culinária sueca dos Vikings ou pelos pratos suiço-alemães da Casa do Fritz. Além da cozinha internacional, não falta opção de churrasco, pescados ou massas.

Contudo, liderando uma lista pessoal, ressalto aqui algumas sugestões para um fondue incomparável: Parmezon/Sadock e Pequena Suécia.

Um comentário:

ducks disse...

Comi uma truta num restaurante em Penedo... que decepcao... pena nao lemro o nome do restaurante.... estava horrivel...